Aproveite ao máximo sua busca por emprego com essas práticas recomendadas, seja mudando de carreira ou procurando seu primeiro emprego.
Procurando por um novo emprego? Ou talvez o seu primeiro emprego? Existem certas práticas a serem consideradas ao se candidatar a empregos que podem ajudá-lo a se destacar de outros candidatos com experiências educacionais ou profissionais semelhantes.
Em meio a uma economia em recuperação, o crescimento do emprego continua a aumentar. É um bom momento para se candidatar a empregos e desenvolver as habilidades necessárias para a carreira dos seus sonhos. Este artigo oferece dicas eficazes e práticas recomendadas para conseguir um emprego.
Como conseguir um emprego
Há muitas maneiras de conseguir um emprego. As abordagens variam de acordo com o tipo de trabalho que você procura, a indústria e a competitividade do trabalho. Alguns podem achar o networking e as conexões pessoais eficazes em sua busca de emprego, mas muitas pessoas confiam na abordagem tradicional de se candidatar e entrevistar um emprego. O processo pode ser assustador, mas essas estratégias podem ajudá-lo a ganhar clareza e confiança ao embarcar em sua jornada.
1. Reflita sobre suas aspirações profissionais.
Embora você possa tentar se sentar e se candidatar a qualquer emprego para o qual esteja qualificado, reservar um tempo para avaliar suas esperanças e sonhos de carreira pode ser uma maneira mais satisfatória e produtiva de iniciar uma busca de emprego. Pensar sobre o que faz você ganhar vida pode ajudá-lo a restringir sua pesquisa para segmentar funções e carreiras específicas.
Visualize o futuro da sua carreira. Aqui estão algumas perguntas que podem ajudá-lo:
- Você é apaixonado por uma determinada causa ou indústria? (Talvez você se empolgue em apoiar artes teatrais ou esteja interessado em finanças em mercados emergentes.)
- Você quer se tornar um líder de uma equipe ou organização, ou prefere ser um produtor criativo e independente?
- Que metas salariais você tem? Você aspira a ganhar um salário de seis dígitos?
- Você valoriza a coesão e a colaboração da equipe?
- Que tipo de estilo de vida você quer?
- Que habilidades você traz para uma função de trabalho? (Por exemplo, você tem um talento especial para persuadir as pessoas por meio de comunicação falada ou escrita, ou suas habilidades são mais adequadas para o atendimento ao paciente?)
2. Pesquise indústrias potenciais e funções de trabalho.
Em seguida, pense nos tipos de setores ou funções em que você tem experiência ou que despertam seu interesse. Pesquise tudo o que puder sobre a indústria de alimentos e bebidas, por exemplo, se essa for uma área de negócios que lhe interessa. Você já considerou uma carreira em TI, análise de dados, marketing ou design de UX?
Digamos que você tenha um diploma em marketing; você está interessado em seguir uma carreira nessa área? Em caso afirmativo, você quer trabalhar para uma agência ou internamente para uma empresa ou sem fins lucrativos? Em que tipo de marketing você espera se especializar, talvez marketing de mídia social, marketing digital ou marketing de conteúdo? Aprofunde sua pesquisa para entender os diferentes papéis que você pode desempenhar em um campo ou setor.
Se você está pensando mais sobre seu estilo de vida, considere empregos remotos, empregos que permitem viajar ou empregos mais adequados para introvertidos.
3. Identifique suas habilidades transferíveis.
Depois de ter uma ideia melhor de suas metas de carreira e em quais tipos de trabalho você está interessado, pense em como suas experiências podem se aplicar a essas funções. Identifique suas habilidades transferíveis, incluindo habilidades técnicas e habilidades no local de trabalho que você adquiriu em sua vida pessoal e profissional.
Se você está procurando seu primeiro emprego, suas habilidades transferíveis podem vir de atividades extracurriculares, trabalho voluntário ou vida diária (por exemplo, cuidar de filhos ou irmãos). Para aqueles que mudam de emprego ou de carreira, você pode explorar experiências de trabalho anteriores em busca de habilidades técnicas, como análise de dados ou entrada de dados, e habilidades no local de trabalho, como liderança, criatividade e pensamento crítico.
4. Construa sua presença nas mídias sociais.
Agora, mais do que nunca, as pessoas estão encontrando empregos no LinkedIn. Na verdade, seis pessoas são contratadas a cada minuto no LinkedIn. A maioria dos recrutadores (cerca de 87%) o utiliza durante o processo de contratação, especialmente ao avaliar candidatos .Seu perfil do LinkedIn deve refletir seu currículo atual, juntamente com links para projetos, vídeos e conteúdo em que você trabalhou. Uma foto de perfil profissional e amigável ajuda os recrutadores a dar um rosto ao nome, enquanto uma lista com marcadores de realizações usando palavras-chave pode aumentar sua credibilidade.
Embora postar no LinkedIn não necessariamente o contrate, compartilhar e curtir postagens cria engajamento e pode ajudá-lo a ser notado por potenciais empregadores. Se você decidir postar, considere compartilhar fotos e resumos de projetos em que trabalhou ou artigos que demonstrem sua experiência no setor.
Você pode até entrar em contato com recrutadores no LinkedIn enviando uma solicitação para se conectar. Ao elaborar sua mensagem, explique quem você é, o que está procurando e por que espera se conectar com eles.
Por fim, limpe sua presença em outras plataformas de mídia social. Exclua todas as fotos incriminatórias, como fumar maconha, beber álcool antes dos 21 anos ou qualquer outra atividade que possa ser percebida como não profissional. Mantenha suas páginas privadas para segurança adicional.
5. Conduza entrevistas informativas.
Entrar em um novo setor ou campo pode ser difícil, especialmente se você não tiver certeza se essa carreira é ideal para você. É aí que entram as entrevistas informativas. Os candidatos a emprego podem conduzir esse tipo de entrevista para obter informações sobre um campo ou função de trabalho em potencial.
Veja como funciona uma entrevista informativa:
- Decida o que você quer saber.
- Entre em contato e solicite uma reunião.
- Desenvolva uma lista de perguntas a serem feitas.
- Conheça o seu entrevistado.
- Envie uma nota de agradecimento.
- Mantenha contato.
As entrevistas informativas constroem relacionamentos, fornecem prática de entrevista e até abrem oportunidades futuras, especialmente se você se esforçar para manter contato com seu entrevistado.
Espero que essas dicas sejam de grande ajuda.